Ônibus do Rio recebem sensor para monitorar temperatura de ar-condicionado
O equipamento envia as informações, em tempo real, para a Secretaria Municipal de Transportes. A temperatura dentro do ônibus deverá estar pelo menos 8°C mais baixa em relação ao lado de fora. Ônibus do Rio recebem sensor para monitorar temperatura de ar-condicionado
Os ônibus do município do Rio começaram a receber sensores para a medição da temperatura do ar-condicionado. A Prefeitura do Rio anunciou nesta terça (17) e informou que já foram instalados em parte da frota, cerca de 60 ônibus.
O equipamento fica dentro da saída do ar-condicionado e envia as informações, em tempo real, para a Secretaria Municipal de Transportes. A temperatura dentro do ônibus deverá estar pelo menos 8°C mais baixa em relação ao lado de fora.
O prefeito Eduardo Paes disse que levará algum tempo para que toda a frota esteja com o sensor instalado.
“Vamos ter 150 (ônibus com sensor) até o final de dezembro. No dia 27 tem licitação, então imagino que em janeiro, fevereiro e março a gente vai instalar. A empresa que estiver com a temperatura que se compromete recebe subsídio. Quem não entregar, vai receber subsídio menor. A gente acredita que assim vai botar para funcionar “, contou o prefeito.
Os consórcios tinham até o dia 31 de julho de 2023 para instalar monitores de temperatura nos coletivos, mas as empresas recorreram.
A equipe do RJ2 entrou em um ônibus da linha 309, que faz o trajeto Central x Alvorada. No veículo, não havia ar-condicionado e em algumas partes do coletivo, faltava manutenção.
Mesmo com a janela aberta, a sensação de abafamento persistia. A temperatura máxima registrada nesta terça-feira (17) chegou a 31°C. Dentro do ônibus, a sensação térmica era maior.
Com o aumento do calor e o verão começando no próximo sábado (21), os passageiros torcem para que as empresas obedeçam às regras e ofereçam mais conforto na viagem. A prefeitura promete fiscalizar.
“Tem que mudar. A gente precisa do ar-condicionado, não é só questão de conforto, de saúde. Como termina a viagem no calor? Cansada! Às vezes trago até um paninho molhado”, disse a passageira Marilene Loretti.
O Rio tem 4 mil ônibus circulando nas ruas. Segundo a prefeitura, 85% deles são climatizados e 90% das viagens acontecem em ônibus com ar-condicionado, diferentemente do que foi registrado pelo RJ2.
“Quando está cheio, que costuma vir bem cheio o ônibus, fica muito abafado”, disse a fisioterapeuta Maria de Fátima Cipriano
Em nota, a Rio-Ônibus informou que a empresa responsável pela linha 309 vai fazer os reparos e a manutenção dos veículos que precisam de melhorias.FONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/12/17/onibus-do-rio-recebem-sensor-para-monitorar-temperatura-de-ar-condicionado.ghtml